Alergia a Bijuterias: Sintomas, Tratamento e Alternativas

agosto 29, 2018
alergia a bijuterias
Os adereços corporais estão presentes na maioria dos looks das mulheres, principalmente nas mais vaidosas [Como eu, né meninas rs]. Em uma reportagem, a revista Exame apontou um crescimento no mercado de bijuterias e joias no Brasil. Este crescimento revela que as mulheres estão cada vez mais participando ativamente dos processos de consumo do país. 

Mas, não é incomum ouvirmos reclamações de alergias a bijuterias: escurecimento da pele, coceira, vermelhidão, entre outros sintomas que recorrentemente aparecem nos usuários destes produtos. Neste post, vou falar a respeito da identificação e tratamento desta alergia, bem como algumas alternativas que o mercado oferece.

Sintomas da alergia a bijuterias

Segundo o site Minha Vida, o nome clínico dado a alergia a bijuterias é a dermatite de contato. Alguns sintomas são:

  • Vermelhidão, edema, vesículas (pequenas bolhas) e coceira (Fase aguda);
  • Lesões exsudativas, devido ao rompimento das vesículas com formação de crostas (Fase sub-aguda);
  • Presença de liquenificação com aspecto muito seco da pele. As principais localizações são as partes do corpo em contato com as bijuterias ou piercing: mãos, orelhas, pescoço e tronco (Fase Cronica)

Porque as bijuterias dão alergia?

A alergia a bijuterias, geralmente, é causada pelo contato da pele com o níquel, cobalto ou o cromo. Estas substancias são nocivas a saúde e, dependendo do teor, representam um sério risco cancerígeno. Aqui no blog, fizemos um post em que tratamos da diferença entre bijuterias e joias, onde falamos também das causas dessas alergias.

Como tratar?

Se você já teve problemas com bijuterias, não é recomendável utilizar nas áreas afetadas. Pode-se utilizar como tratamento hidratantes, anti-histamínicos, pomadas ou cremes com corticoides ou a base de tacrolimos e pimecrolimos.

Aquelas que manifestaram alergia, é importante evitar produtos que contenham níquel. A seguir, falaremos de alternativas as bijuterias.

Uma alternativa: as semi joias

Apesar de terem uma valor um pouco maior, as semi joias se revelam como uma alternativa as bijuterias. Com designs mais atraentes, elas são banhadas com metais nobres, o que livra aquelas mulheres que tem alergia do níquel de terem problemas.

Na loja virtual da Iberiam, você encontrará joias e semi joias de qualidade, com 1 ano de garantia, sem nenhuma presença de níquel.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.